PERSPECTIVAS ECONÔMICAS PARA 2020 – Pílula I

Sempre desejamos que o Novo Ano traga mais conquistas, saúde, paz, amor, felicidades, realizações de sonhos e outras coisas positivas para as nossas vidas pessoais e profissionais englobando amigos e entes queridos. A gente deseja, também, Conquistas e Vitórias com viés econômico e/ou financeiro.

Mas e a realidade da economia brasileira? Existe a perspectiva real de melhora? Ou teremos que continuar lidando com as dificuldades impostas pela situação atual?

Estudos promovidos pela FIRJAN1, FIESP2, Ministério da Economia, Banco Central do Brasil, FGV3, CNA4, CNC5, DIEESE6, FMI7 e Banco Mundial serão base para críticas e reflexões sobre as perspectivas econômicas do Brasil para 2020.

Estes atores, em sua maioria, concordam que os indicadores, com maior ou menor relevância e intensidade, apontam que o Brasil está iniciando processo de recuperação econômica e ressaltam dados e situações que corroboram para esta previsão.

Você precisa conhecê-los para planejar, organizar, rever, ajustar e balizar suas decisões e ações na busca de seus objetivos e metas.

Uma coisa é certa: temos que estar preparados, caso contrário não estaremos aptos para aproveitar as oportunidades se o mercado crescer ou, pior, incapazes de competir num ambiente economicamente caótico se  o mercado continuar recessivo.

Nas próximas semanas iremos publicar, semanalmente, um tour abordando alguns dos principais indicadores econômicos, na visão de variados estudos econômicos para 2020, pincelando os argumentos que consubstanciam as expectativas apresentadas por diferentes pontos de vista.

A Transparência Consultoria reforça o desejo de muita saúde, paz e conquistas para todos os seus clientes, consultores, amigos, seguidores e seus respectivos familiares e entes queridos.

BOAS LEITURAS, ÓTIMAS DECISÕES E SUCESSO!

 

SIGLAS:

1FIRJAN: Federação das indústrias do Estado do Rio de Janeiro;

2FIESP: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo;

3FGV: Fundação Getúlio Vargas;

4CNC: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo;

5CNA: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil;

6DIEESE: Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE);

7FMI: Fundo Monetário Internacional.

 

Autores:

Josué José da Silva – Fundador e CEO da Transparência Consultoria atuando como Executivo em organizações na gestão empresarial e pública. Experiência como Administrador, Professor, Consultor e Empresário. Mestrado em Administração; Especialista em Economia e Gestão Empresarial; Pós-graduado em Desenvolvimento de RH.

Victor Hugo Macedo da Silva – Membro do Conselho Consultivo. Consultor Sênior na Ernst Young (EY) em Paris, com foco em projetos nas áreas de Análise de Dados, Modelagem e Análise Econômica e Financeira e Estratégia. Experiência na área de transportes na equipe de Excelência Operacional da ID Logistics e na equipe de Automação Ferroviária da Siemens. Mestre e Engenheiro pela Ecole Polytechnique e pela Ecole des Ponts et Chaussées (ambas na França) após estudos no Instituto Militar de Engenharia (IME) e Unicamp.