PERSPECTIVAS ECONÔMICAS PARA 2020 – Pílula II

A FIRJAN e a FIESP destacam um cenário positivo em relação a recuperação econômica dos seus respectivos estados, Rio de Janeiro e São Paulo, e apontam indicadores que consubstanciam o otimismo para 2020 em diante.

Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN)

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, afirma que “a tendência é que a ociosidade no processo produtivo diminua e a confiança do investidor se consolide”, acompanhando os indicadores da economia brasileira, em recuperação juntamente com o crescimento do mercado do trabalho (1).

Os indicadores da FIRJAN estão na primeira colocação do Ranking “Broadcast Projeções Top 10 Geral” (2), edição do terceiro trimestre de 2019, realizado pelo AE Dados da Agência Estado.

A FIRJAN destaca os seguintes cenários positivos para 2020:

  • aprovação da reforma da Previdência – importante para o reequilíbrio das contas públicas;
  • expectativa da aprovação das reformas tributária e administrativa em todas as esferas de governo;
  • oportunidade para crescimento do setor de infraestrutura com a efetivação de projetos de rodovias fomentando parceirias com o setor privado (PPP);
  • ampliação da participação do Brasil no comércio mundial com implantação de nova política de comércio exterior;
  • concretização de melhorias nas legislações tributária e trabalhista, afim de equiparar o ambiente de negócios nacional ao restante do mundo.

Projeta-se um aumento do PIB[1] em 2,1% baseado na força da iniciativa privada.

Federação das indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)

A FIESP aborda as conquistas econômicas em 2019 em seu vídeo corporativo (3)  que, na visão desta entidade, proporciona base para expectativas positivas em 2020 e retrata no seu boletim “Macro Visão” (4) diversos aspectos da movimentação das indústrias paulistas ressaltando os seguintes aspectos:

  • redução da taxa SELIC1;
  • avanço do Índice de Atividade Econômica: +0,2% em outubro de 2019;
  • variações econômicas de produção na zona do Euro e nos EUA;
  • expectativa de crescimento do PIB2;
  • inflação em baixa, na média entre dez/18 a nov/19.

Analisando o estado de São Paulo e prevendo cenário para o Brasil, Paulo Skaf, presidente da FIESP e da CIESP3, destaca que a Selic a taxa de “4,5% representa a maior mudança estrutural na economia desde o controle da inflação”, iniciando um ambiente favorável aos negócios que favorecem investimentos, geração de emprego e renda e aceleram a recuperação econômica brasileira.

SIGLAS:

[1] SELIC: Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, também conhecida como taxa básica de financiamento no mercado interbancário, para operações que possuem lastro em títulos públicos federais.

2 PIB: Produto Interno Bruto

3 CIESP: Centro das Indústrias do Estado de São Paulo

Autores:

Josué José da Silva – Fundador e CEO da Transparência Consultoria atuando como Executivo em organizações na gestão empresarial e pública. Experiência como Administrador, Professor, Consultor e Empresário. Mestrado em Administração; Especialista em Economia e Gestão Empresarial; Pós-graduado em Desenvolvimento de RH.

Victor Hugo Macedo da Silva – Membro do Conselho Consultivo. Consultor Sênior na Ernst Young (EY) em Paris, com foco em projetos nas áreas de Análise de Dados, Modelagem e Análise Econômica e Financeira e Estratégia. Experiência na área de transportes na equipe de Excelência Operacional da ID Logistics e na equipe de Automação Ferroviária da Siemens. Mestre e Engenheiro pela Ecole Polytechnique e pela Ecole des Ponts et Chaussées (ambas na França) após estudos no Instituto Militar de Engenharia (IME) e Unicamp.

Referências:

(1) Carta da Indústria, FIRJAN, nº 779, dez/2019 e jan/2020

(2) https://firjan.com.br/noticias/projecoes-economicas-da-firjan-conquistam-topo-de-ranking-da-agencia-estado.htm

(3) https://www.youtube.com/watch?v=j8c7oxlRp18 – acesso em 05/01/2020

(4) Boletim MACRO VISÃO, FIESP, nos 2769 e 2770, dez/2019

https://www.firjan.com.br/confira-a-retrospectiva-das-acoes-da-firjan-em-2019-e-as-perspectivas-para-2020.htm – acesso em 05/01/2020

https://firjan.com.br/noticias/2020-novo-ano-de-recuperacao-1.htm?&IdEditoriaPrincipal=4028818B46EEB3CD0146FD70E994340B – acesso em 05/01/2020

https://firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/default.htm – acesso em 05/01/2020

https://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/macro-visao/ – acesso em 05/01/2020